A bola irá rolar a partir deste sábado (10) pela competição mais aguardada dos amantes do futebol de Brasília, o nosso Candangão 2026. Tradicionalmente, o Campeonato Candango da Primeira Divisão se iniciaria na segunda ou terceira semana de janeiro, mas por conta do Calendário Nacional estipulado pela CBF, o campeonato foi antecipado em uma semana em relação à temporada passada.

Uma característica desta temporada fica por conta da renovação dos elencos na grande maioria dos participantes, o que leva a crer em jogos de difícil previsão. Nove clubes tentarão tirar o favoritismo do atual campeão Gama, que no papel, possui o melhor elenco do Campeonato. Os estádios estarão liberados para receber público, mas quem não puder comparecer, poderá ver o Candangão em casa, com transmissão em TV aberta pela Rede Record Brasília (um jogo por rodada nas tardes de sábado), ou por meio dos canais da FFDF e Metrópoles Esportes no Youtube.

As equipes participantes do Candangão 2026 estarão de olho não só no título local, como também nas vagas para as competições nacionais em 2027. É garantido ao campeão e ao vice-campeão a oportunidade de um calendário completo na próxima temporada, com participação na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D.

A fórmula do Campeonato repete a do ano passado: Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em jogos só de ida, e após os nove jogos disputados, os quatro melhores avançam para a fase semifinal enquanto os dois piores amargarão o rebaixamento para a Série B em 2027. Nesta fase haverá cruzamento olímpico (1º x 4º e 2º x 3º) onde os dois melhores da primeira fase farão o jogo decisivo em seu estádio e com a vantagem de jogar por dois resultados iguais para avançar à final. Na final não haverá vantagem, e em caso de empate, a decisão do título será feita por disputa de pênaltis.

O maior recordista de títulos candangos ainda pertence ao Gama com 14 títulos conquistados. Logo mais atrás está o arquirrival Brasiliense com 11 conquistas, seguido por Brasília (8), Taguatinga (5), Sobradinho e Ceilândia (3), Luziânia (2) além de CFZ-DF, Real Brasília, Guará e Tiradentes (1 título cada). Os dois maiores vencedores do Candangão (Gama e Brasiliense) também partilham o título de nunca terem sido rebaixados para a Segunda Divisão local.

Confira as informações das dez equipes do Candangão 2026.

Maior promessa da categoria de base dos últimos anos, o meia Ian Coelho de apenas 16 anos terá a sua chance de brilhar agora pelos profissionais. Destaque das categorias Sub-17 e Sub-20, o jovem passou por um período de testes no Al-Nassr de Cristiano Ronaldo e está sendo especulado em clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro.

Foto: Divulgação/Real Brasília

Deixe seu Comentário